9.21.2014

Resenha "A garota que você deixou pra trás".

Está ai um livro interessante e lindo, fugiu do romance homem-mulher. Fiquei triste em vários momentos e surpresa em vários outros. Acho que não tenho muitas palavras pra descrever ele, tem amor, sofrimento e muito suspense. Conta a história de duas mulheres e uma obra de arte.
Vou tentar fazer uma resenha sem spoilers e tentar passar um bom resumo do livro.

"Sophie Lefèvre vive na época de 1916 e é uma garota extremamente apaixonada pelo marido. Mudou-se para Paris assim que pode para fugir dos maus tratos do pai e agora se vê de volta a sua cidade natal para ajudar sua irmã, já que o marido de ambas estão lutando na guerra. St. Péronne é uma pequena vila do interior da França e foi invadida pelos alemães no início da Primeira Guerra Mundial. Ela e sua irmã Hélène sofrem com a opressão dos inimigos que os forçam a viver na miséria e escondidos. Ainda assim Sophie tenta ajudar como pode os vizinhos e sua família. As coisas mudam quando a cidade ganha um novo Her Kommandant, este homem fica encantado com a coragem de Sophie em defender sua família e com um quadro que ela tem em casa que foi pintado por seu marido. Com o passar dos dias o Kommandant manda que elas comecem a fazer a janta deles todos os dias e começa enviar suprimentos. Elas não gostam da ideia mas, não podendo fazer nada começam a fazer a comida assim que os primeiros suprimentos chegam. Her commandante se mostra um homem culto e de respeito, sempre as tratando muito bem. Todos os dias ele para por algum tempo para admirar o quadro e conversar com ela sobre arte. Certo dia ela recebe a notícia de que o marido dela foi feito prisioneiro e entra em desespero, sua unica esperança é que o militar tenha compaixão e a ajude. Sendo assim ela pede que ele a ajude que dará a ele em troca o quadro que ele tanto admira, Sophie não imagina que as intenções do comandante são totalmente diferentes com as dela. 
Muitos anos depois, em 2006, Liv ainda sofre pela perda do marido, alguns amigos que eram mais próximos ao casal tentam arrumar alguns encontros pra ela, que não consegue se interessar por ninguém. Durante um desses encontros Liv reencontra uma amiga de faculdade a Mô, que a tira de uma péssima noite. Depois de um pouco de conversa e de saber que a amiga estava dormindo no restaurante que trabalha, ela chama a amiga pra ir passar a noite na sua casa, o que acaba se estendendo por algum tempo. No dia de aniversário de morte do marido, Liv resolve que não quer ficar sozinha em casa, já que Mô teve que trabalhar. Assim , ela resolve que o melhor lugar para uma mulher ir se divertir sem ser perturbada é em um bar gay, que por acaso tem perto da sua casa. Lá ela conhece Paul e não imagina que sua vida irá mudar completamente, amores surgirão, obras de arte serão descobertas e eles irão tentar descobrir qual foi o fim de Sophie Lefèvre."

Espero que gostem do livro tanto quanto eu e se apaixonem pela história. Particularmente acho que esse seria um ótimo filme, ao menos o que passou na minha cabeça foi digno de Óscar.
Beijos e até a próxima!
;*

2 comentários:

  1. Oi ana... tbm resenhei esse livro lá no nosso blog.... fantástico né? ??? Seu blog tbm está super lindo e fofo. Parabéns

    ResponderExcluir