12.12.2014

Resenha "Discovery Earth II - A Missão do Passado" - Marcia Reis MacEvan

Sabe aquele livro que você lê e depois fica dizendo "Quero mais" ? Poise, este é um desses. A história é muuuuuito bacana, meio diferente do que estamos acostumados a ver por ai e o livro está super bem escrito mas, (sim, ha um terrível mais) eu queria mais história!! Buaaa, achei o livro tão pequenino e que a história deveria ser mais explorada. Mas, eu sei que não é fácil conseguir editoras para publicar os livros e por isso entendi. Como fiquei com muitas dúvidas com relação a alguns acontecimentos (algumas quais tenho certeza que vocês também ficarão) decidi entrar em contato com a maravilhosa Marcia e fazer algumas perguntinhas sobre o livro, e ela respondeu com muita simpatia. Então ai vai primeiro a sinopse e depois a entrevista que fiz com ela.

" Cem anos após o fracasso da missão da nave Discovery I, a Terra se encontra em total devastação ambiental. Sem esperanças para um futuro na Terra, os governos dos poucos países que restaram investem todas as suas apostas numa nova tentativa de exploração e adequação de um outro planeta para a espécie humana. Entre os tripulantes desta missão estão quatro jovens amigos com histórias de vida cheias de tragédias e perdas. A atual missão representa para eles a chance de superar e recomeçar a vida com sonhos, alegrias e família."






Como vocês podem perceber a história é muito bacana e vale a pena a leitura. E pra tirar nossas duvidas a Marcia aceitou responder algumas perguntinhas sobre o livro. (SPOILER - quem não quiser saber, leia o restante da matéria depois de ler o livro)

Da onde saiu a ideia de escrever um livro sobre o fim da Terra?
A premissa de Discovery surgiu após uma aula de Biologia sobre as teorias de Lamarck e Darwin. Apesar de Lamarck ter sido descartado pelos cientistas como explicação para a variedade de seres vivos, eu coloquei meus personagens vivendo numa Terra com condições extremas. E então pensei, se ambos os cientistas citados escreveram teorias, que não são comprovadas, por que não se tentar testar? Juntei todo esse processo ao tema central da época (ano 2000), onde o fim do mundo era alardeado de muitas formas. A questão climática era a febre do momento no final do milênio. Entre um capítulo de Star Trek primeira geração com Capitão Kirk e Sr. Spock, o enredo foi se desenhando. Mas é necessário salientar que muitos animes de ficção científica me ajudaram na construção de Discovery Earth.

A pergunta que ficou na minha cabeça por mais tempo foi, porque a Annie e o Rick demoraram tanto pra se casar?
Annie e Rick tinham uma amizade antiga. E somando toda a história da família dela, digamos que ela cresceu num ambiente permeado pela tragédia e perda.

Até compreender que o que sentia por Rick era mais que uma sólida amizade, Annie passou por muitas situações difíceis. Juntando a falta de experiência que gerava uma grande insegurança, ela simplesmente não acreditava que poderia ser feliz. Nesse momento é que entra um Rick determinado com seu ultimato. 

Os sobreviventes do novo planeta nunca tentaram entrar em contato com a Terra?
Não. Eles temiam que seu paraíso fosse destruído. Além disso havia também o motivo real da missão deles. Então se eles tiveram que contar com a sorte e sobreviver a tudo, por que entregar seu novo planeta a quem só tinha ambição desmedida? A continuação falará sobre isso.

Por que o pai da Annie nunca contou pra ela que o irmão estava vivo ?
Nem ele sabia. Quando soube, já não houve tempo para contar pois ele adoeceu e morreu rapidamente.

Por que Dario nunca tentou achar a família dele?
Ele sempre viveu achando que era filho do casal de cientista. Nunca supôs que havia toda essa história de rapto por trás.

Por que a verdadeira missão da nave não podia ser divulgada para a tripulação?
Da primeira nave era óbvia a razão. Quem iria numa missão que teria dois finais: a morte ou adaptação biológica ao ambiente?

Da segunda nave era simples: Quem iria ao encontro de uma nave supostamente perdida para resgatar corpos ou seres readaptados? Será que esses seres, caso fosse esse o resultado, não estariam um tanto furiosos pelo que fizeram a eles?

Você tem algum personagem preferido?
Dario. Um personagem secundário, mas que levou boa parte da minha personalidade com ele. Só o acho mais corajoso que eu.

Podemos esperar uma continuação? Talvez uma Discovery Earth III?
Podem como também já está a caminho. Não será uma Discovery III, mas sim a missão III. Em breve mostrarei a sinopse. ;-)

Estou sabendo que escreveu um novo livro, pode nos dizer do que se trata?
Ah sim. Esse livro eu escrevi recentemente. É um romance mais adulto, se chama Maschere – Máscaras da Vida, e conta um pouco da história de um jovem casal vítima da ganância. Aqui eu volto com a personagem Karen e Julier, seu noivo. Apesar de não ser tão erótico, sua classificação é +18.  Ele está sendo comercializado pelo Clube de Autores, mas em breve será distribuído por uma editora. Aguardem novidades.

Para leitores mais jovens, em breve terei a continuação de Discovery Earth e outro sobre futebol. É, eu joguei muito futsal. J

Onde encontramos o volume I do livro?
Esse tem sido um questionamento comum. Na verdade, a numeração II que aparece no título se refere à segunda nave, no caso, a nave que Annie e seus amigos embarcaram. Sendo assim, a numeração se refere as naves da missão Discovery. A primeira nave que sumiu e a segunda que parte com Annie e companhia, onde gira a história.

Quer deixar algum recado para os leitores do "Discovery Earth II - A Missão do Passado"?
Bom, eu espero que apreciem a leitura e o bate-papo. Deixo também aberto todos os canais de comunicação que possuo para quem quiser conversar mais, opinar, sugerir ou simplesmente jogar conversa fora. ;-) Tenho uma page no facebook , instagram e twitter.
Ah, eu estou no Skoob também.
Perfil - livros
Maschere - Máscaras da vida.

Então é isso gente, se vocês gostaram e ficaram curiosos sobre o livro leiam porque a história realmente é muito boa e eu super indico o livro.
E pra quem quiser adquirir seu exemplar do Discovery Earth basta clicar aqui.
Beijos.
;* 

Um comentário:

  1. Fiquei curioso para ler ele; amei a resenha e a entrevista! :D

    www.aliensdaleitura.com.br

    ResponderExcluir