6.15.2015

Resenha "Garota Interrompida" - Susanna Kaysen | Maratona Literária

Oi Gente, tudo bem com vocês?

O livro de hoje tem o tema bem forte e estou achando bastante complicado encontrar palavras para descreve-lo sem dar nenhum spoiller pra vocês. Este foi o quarto e último livro que li durante a maratona e li em umas quatro horas e quando deu 00:00 faltavam apenas 17 páginas para terminar.
Ele conta a história de Susanna, que foi considerada uma garota problemática e com um alto risco a si própria o que acabou levando-a para uma clinica de "reabilitação". Poucas pessoas vão gostar desse livro, tenho certeza, ele é complicado e algumas vezes chegou a me deixar um pouco confusa apesar de entender exatamente o que dizia. Faz sentido? Não? É isso ai, vamos ao livro.

SINOPSE: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Kaysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era algo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é a sanidade? Garotas interrompidas.
Um relato pessoal, intenso e brutal que nos faz refletir sobre nosso papel na sociedade, Garota, interrompida é uma leitura obrigatória, que inspirou o filme homônimo sucesso de bilheteria que concedeu a Angelina Jolie seu papel mais importante e o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

 Susanna é uma garota "normal" para a época que vivemos hoje. Recém saída do ensino médio, fez algumas coisas que chocariam até mesmo nós, seres de consciência livre e mente aberta, como por exemplo o caso que teve com seu professor mas, fora isso, sua rebeldia nos pareceria extremamente normal. Ela era uma garota de idéias fortes, que não entendia muitos dos porquês da sociedade, que não conseguia se estabelecer em um padrão e que tinha algumas crises de identidade. Seriam somente esses o problema dela se depois do breve caso que teve com seu professor não tivesse tentado se matar e essa questão não ficasse sempre e constantemente na sua cabeça.

“Você está louca?” É uma expressão corriqueira, eu sei. Para mim, contudo, tem um significado particular: os túneis, as telas de segurança, os garfos de plástico, a fronteira reluzente e sempre móvel que, como todas as fronteiras, nos acena e nos pede que a atravessemos. Não quero atravessá-la de novo.

Depois do triste episódio do quase suicídio, ela decidiu que não queria mais morrer e se assustou bastante com isso mas, ao mesmo tempo a insatisfação com a vida era muita.

As coisas mudaram na vida de Susanna tão drasticamente que ela ficou sem entender e sempre haverá controvérsias de como isso aconteceu. Uns dizem que demorou cerca de uma hora para que o médico chegasse a conclusão de que ela precisava ser internada urgentemente mas para ela, não foram nem 15 minutos e ela já se encontrava a caminho da instituição.

No hospital psiquiátrico, ela fez várias amigas, cada uma com um tipo de transtorno ou problema, não eram consideradas perigosas pra ninguém a não ser para elas mesmas. Eu achei super legal a amizade doida que elas criaram, a Lisa é a minha favorita e eu cheguei a dar algumas risadas com ela. Foi muito legal ir acompanhando o desenvolvimento dessas meninas e a forma que elas tinham para passar o tempo.

Ao mesmo tempo em que eu via meninas totalmente insanas e loucas, eu via meninas completamente normais e que só eram muito reprimidas pela época. Lógico que algumas ali tinham transtornos bem sérios que acabavam a fazer mal a outras pessoas e que poderiam causar muito mal a elas mesmas como por exemplo a Lisa que tinha além dos transtornos psiquiátricos um "leve gosto por drogas".

No começo da resenha eu disse que poucas pessoas iriam gostar desse livro, e repito mas, eu gostei, gostei muito, adorei conhecer essas meninas, senti que vivi um pouco do que elas viveram e achei muuuuito interessante saber como as coisas aconteciam naquela época e um pouquinho mais sobre determinadas doenças psiquiátricas também se é que podem ser chamadas assim.

Se você não odiar o livro, com certeza vai amar, ele não é um livro fraco, é para poucos.
Espero que façam parte desses poucos porque a história é fantástica e com certeza vale a pena a leitura. As folhas são amareladas e as letras tem um tamanho ótimo. Apesar de todo esse conteúdo o livro é bem curtinho, tem 192 páginas e dá pra ler tranquilo em um dia.

Não se esqueçam de deixar seus comentários. Espero que gostem do livro.
Super beijo!!
:**

50/50


41 comentários:

  1. Acho que o livro tem uma língua bem dificil, nér? O tema é beeeem polêmico msmo pra um livro, adoro livros assim. Parece ser bem emocionante. Bjs! Adorei a resenha ^^

    http://blogcafecomdaniel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Daniel. E é muito interessante também.
      Recomendo.
      ;*

      Excluir
  2. Adorei sua resenha, parece ser um livro diferente, achei interessante. Acabo de inclui-lo na minha lista. E por ser um livro pequeno, mesmo que não goste, parece que da pra levar a frente a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha!! O livro parece ser bem bacana pelo tema!!
    Bjs
    http://ameninaqueliaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho a impressão que já existe outro livro com um enredo muito parecido. No geral, o enredo parece legal, espero que a temática não seja trabalhada de forma superficial, por exemplo, gosto por drogas, hoje quase todo mundo tem: tomou remédio, refrigerante, álcool, etc. mesmo que droga lícita, são drogas... Espero que o livro tenha uma concepção aprofundada do assunto, vou procurar nas livrarias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma noção bastaaante aprofundada sim Lilian.
      Esse livro é bem antigo e tem um filme que foi inspirado nele.
      Procure e assista.
      *--*

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Nossa você leu super rápido heim?
    O livro apesar de ter uma premissa mais pesada parece ser super interessante e eu fiquei bem curiosa para ler.
    Fico feliz que tenha gostado tanto e espero eu também fazer parte do grupo dos que gostaram do livro!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha pois é maratona é assim. Mas também não fiz outra coisa que não fosse ler.
      Leia ele e descubra seu grupo.
      ;*

      Excluir
  6. adoro essas temáticas mais realistas, livros assim me chamam atenção demais, gostei da resenha e entendo seu ponto é um livro que vai de cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Paac mas, é um livro muito bom e bastante interessante.
      ;*

      Excluir
  7. Gosto de livros assim, acredito que ter
    temperamento forte nos torna um pouco diferente
    mesmo, infelizmente as drogas tem invadido mais
    e mais a nossa sociedade.

    Linda Semana!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é Nanda mas, não é uma coisa atual como podemos ver.
      ;*

      Excluir
  8. Oi...
    Vi muitas resenhas positivas quanto a sua e morro de vontade de ler este livro.
    O tema realmente é forte, e tenho muita curiosidade de conhecer o que ela passou.
    Ótima resenha, e sem dúvida ótima dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana!
    Tenho muito interesse em ler este livro e estava ansiosa pela sua resenha que como sempre só me deixou com mais vontade de ler rs
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dri e eu super indico que leia mesmo o livro é ótimo!!
      *-*

      Excluir
  10. Olha, eu adorei a premissa do livro. Claro que concordo que seria um livro complicado, mas ele me atraiu muito e com certeza me agradaria.
    A resenha também ajudou muito. Fiquei com muita vontade de ler.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado Sofia, espero que leia mesmo.
      Ele é ótimo.
      ;*

      Excluir
  11. Olá!!
    Adoro livros assim, principalmente quando os protagonistas caem na real que a vida não é fácil para ninguém! Gostei bastante da sua resenha, porque conta bem o livro sem entregar nada *-* Tenho bastante interesse em ler esse livro já há algum tempo!!
    beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu. Se gosta de livros assim tem que ler mesmo porque vai amar!!
      ;*

      Excluir
  12. Achei a ideia do livro bem interessante e desenvolvida.
    Acredito que vou gostar de conhecer essas meninas, não sei se vou me apaixonar, mas com certeza daria uma chance.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que não se apaixone mesmo mas, que a história toda é bastante interessante isso é.
      ;*

      Excluir
  13. Assim como você, eu amei a leitura! Fiquei pasma quando soube que foi algo real. rsrs
    Adorei adorei <3 Senti muito orgulho da autora explanar algo tão pessoal assim.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    De fato, não é o tipo de livro que faz meu estilo, mas acredito que daria uma chance por se tratar de temas tão interessantes.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  15. Olá! Esse livro conta uma história bem diferente do que estamos acostumados né, sai do comum e isso é muito legal.
    Obrigada pela otima resenha me deu muita vontade de lê-lo
    Já estou seguindo seu blog, é lindo aqui.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, o livro parece ser bem legal e a historia bem original, eu acho que seria uma desses poucos que iriam ama-lo e por isso já coloquei ele na minha listinha de desejados <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu vi o filme e nem sabia da existência do livro. Adorei conhecer a história do seu ponto de vista, pois gosto muito desse tipo de leitura, que é mais densa e com personagens assim, a gente sempre acaba se identificando um pouco. Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu vejo muitas pessoas falando sobre esse livro, mas ainda não consegui me decidir se leio ou não. Esses livros "ame ou odeie" me deixam com um pouco de receio porque eu posso acabar não gostando da história.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie! :D
    Eu já olhei o filme desse livro e gostei muito dele. Não sei se a adaptação é fiel, mas com certeza vou ler, faz tempo que estou rodiando ele para comprar, to esperando encontrar por um preço bom.

    Beijos e até logo! ;)
    Oie Luanna! \o/ Somos duas ansiosa pelo lançamento. Estou louca para conferir a história e acho que vou gostar bastante. Você viu que a Kate ta fazendo um concurso no blog dela? Eu achei muito bacana a ideia de se vestir como o personagem. :D

    Beijocas e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana.
    Realmente é um livro que vai agradar poucas pessoas por trazer uma temática tão forte. Mas eu sinceramente fiquei muito curiosa para ler ele, principalmente depois da sua resenha.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Primeira vez aqui no blog e já gostei muito! Tem ótimas resenhas<3
    E essa então hmmm adorei! Essa sinopse me prendeu. Pelo visto me pareceu um livro bem surpreendente! Vou anotar o nome e procura-lo para ler.
    Beijos
    Aly

    www.meusdespropositos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Ana, tudo bem?
    A temática do livro é bem interessante, mas não lerei tão cedo pois tenho muitoa parados aqui ainda.
    Tem o filme também né? Acho que assistirei enquanto não posso ler.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu sempre tive curiosidade com esse livro, mas nunca li nada sobgre ele, acredita? Agora lendo a sua resenha fiquei ainda mais animada com a leitura, parece ser um livro ótimo e toda essa coisa de hospital psiquiátrico é bem interessante. Enfim, eu espero ler em breve esse livro e ver se vou amar ou odiar kkk

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Sempre quis ler esse livro, vejo muitas pessoas falarem super bem dele e a vontade só aumentando. Gosto muito de enredos mais pesados assim, são bem mais intrigantes e trazem uma grande lição para a vida. Depois da sua resenha, a vontade só aumentou <3

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adoro esse livro.
    Foi uma das primeiras resenhas que soltei no blog, quando ele tornou-se exclusivo em literatura. Pois o filme marcou minha adolescência e foi um prazer ler o livro que o inspirou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá... tudo bem??
    Comprei esse livro já faz um tempão em uma promoção na revista avon, mas eu lembro de ler com tantos livros na estante? Nãaaooooo, mas pretendo... o livro é bem instigante e ele traz um tema bem forte a ser abordado e as vezes me pergunto, será que essas poucas páginas serão satisfatórias??? Bom só lendo mesmo para saber... xero!!!

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bom?
    Já li o livro e concordo contigo que a história não é para todos os tipos de leitores. Eu achei a narrativa impactante, mas a leitura foi um pouco arrastada pra mim. É um livro intenso e diferente.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oii Ana, tudo bem ?
    Eu ainda não li esse livro mas estou bem curiosa, é baseado em fatos reais?
    Acredito que farei parte do time que amou a leitura, kkkk, realmente me interessa muito, e ainda mais por conhecer o que essas meninas passavam naquele tempo.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  29. Esse livro sempre mexeu com a minha curiosidade, sabe. Nunca assisti ao filme inteirinho, mas o tema me atrai bastante,. Também não sou muito ligado em biografias, a menos que eu seja bem fã da pessoa biografada, mas histórias que contenham clínicas psiquiátricas, distúrbios, "loucura" sempre me deixam fascinado.

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir