6.18.2015

Resenha "O Iluminado" - Stephen King

Olá queridos leitores.

Sabe quando você lê um livro e quando termina fica com a sensação de dever cumprido? Pois é, fiquei assim depois que terminei de ler O Iluminado, não por ele ser um livro razoavelmente grande ou por ser um gênero totalmente diferente do que estava habituada a ler, mas sim porque acho que todo mundo deve ler ao menos um livro do King na vida. E eu posso dizer agora, depois de ter lido este maravilhoso clássico do terror que livros desse gênero não irão mais faltar nas minhas leituras mensais. Não acredito que perdi tanto tempo sem ler nenhum. Eu sempre tive medo de abandonar por medo, então demorei horrores pra pegar esse livro pra ler mas, neste momento me sinto tão arrependida de não ter começado ler terror antes. Mas, vamos ao que interessa, resenha.

SINOPSE: Danny Torrance não é um menino comum. Danny é capaz de ouvir pensamentos. Ele pode transportar-se no tempo e olhar o passado e o futuro. Danny é um iluminado. Maldição ou benção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador do velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se de vez das convulsões que assustam a família. Só que Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu de enterrar velhos ódios, cicatrizar antigas feridas. O Overlook é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. O Overlook é uma sentença de morte e quer Danny, e precisa dos poderes de Danny para chegar ao fim.A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e a ânsia assassina de poderosas forças malígnas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.
O livro conta a história de Danny, como diz a sinopse ele tem o dom de poder ver o passado e o futuro através de algumas visões em que é levado por 'um amigo imaginário', somente pessoas iluminadas possuem esse dom, e como os pais do garoto Jack e Wendy não parecem acreditar muito na existência desse amigo do filho, ele não revela tudo que sabe, nem tudo o que vê.


Apesar de ter apenas 5 anos, ele é um garoto extremamente esperto e inteligente e apesar de não entender muita coisa da vida, ele entende o suficiente para saber quando as coisas estão erradas afinal, além de poder ver alguns fatos do passado e futuro, as vezes ele é capaz de entrar na mente dos pais dele e saber o que estão pensando, então sempre que os pais estavam bem ou passando por uma crise, ele sabia que tinha alguma coisa errada mesmo sem entender exatamente o que.

Jack Torrance é um homem extremamente inteligente, casou bem cedo com Wendy mas, apesar de tudo o que sua sogra falava contra, acabou se tornando um escritor de contos com um certo nível de sucesso, o que acabou garantindo pra ele alguns anos de sustento e um excelente emprego em uma escola local, mas com o tempo ele foi se transformando em outra pessoa por conta da bebida. Ficava cada dia mais ausente de casa, tinha menos dinheiro, seu desempenho na escola diminuiu e passou a ser um homem explosivo mas, depois de um acidente em que acabou quebrando o braço do filho resolveu parar de beber mas, nem com isso sua nova personalidade mudou muito o que acabou acarretando uma confusão na escola em que lecionava que custou seu emprego.

Depois de passar por várias dificuldades, inclusive uma fase péssima no casamento Jack, conseguiu um emprego de zelador de hotel durante a temporada de inverno, período este em que o mesmo permanecia fechado. Desde o momento em que essa proposta de emprego apareceu, Tony (o amigo imaginário) começou aparecer mais constantemente na mente do garoto e a mostrar muitas tragédias que supostamente aconteciam lá. O menino por ser tão criança não entendia o que aquilo significava, só que não queria mais que Tony mostrasse esses 'sonhos' pra ele e que os pais estavam muito contentes com esse emprego então ele também ficaria.


No primeiro dia no hotel os Torrance foram apresentados a Dick Hallorann, ele é cozinheiro do lugar durante a temporada e ficou responsável por apresentar a Wendy a cozinha e seus aposentos. Eu A-DO-REI ele. O Dick tem o mesmo 'dom' do Danny e de cara já me simpatizei com o personagem. Ele é engraçado e comunicativo pelo que percebi. Ele dá um jeito de ficar a sós com Danny e diz pra ele que sabe o que ele tem e que ambos são iluminados e dá o alerta de que ele não deve visitar certas partes do hotel que para pessoas mais sensitivas como eles podiam ser bastante perturbadoras e pede que o garoto prometa que jamais entrará no quarto 217.


Desde o primeiro dia no hotel o garoto viu muitas coisas que não saiam mais de sua cabeça mas que ele sabia que não eram reais de qualquer forma e se realmente tivessem acontecido, teriam acontecido a muito tempo atrás. Vou contar a história dessas irmãs, quando Jack foi fazer a entrevista no hotel, foi avisado pelo gerente que o antigo zelador, levado pela loucura ocasionada pelo tédio assassinou suas duas filhas e sua esposa e que os corpos somente foram encontrados dias depois quando os guardas se preocuparam com a falta de comunicação. Mas Jack, disse que isso jamais aconteceria com eles pois ele tinha um conto para terminar e a esposa e o filho tinham vários livros para ler.


O único problema é que Jack acaba ficando doido de certa forma e não, isso não é spoiler. O grande xis da questão é saber o que causa esse efeito nas pessoas, porque elas ficam tão afetadas e quais são os mistérios que movimentam tanto esse hotel.


Todas as imagens nesse post são do filme.

Genteeeee, por incrível que pareça o único horário que eu conseguia pegar esse livro pra ler era a noite. Dai dava 02:00 horas da madruga e estava eu lá, olhando para os lados com medo de levantar pra apagar a luz e ver um fantasma/impressão/sei lá o que de uma mulher morta atrás de mim. kkkkkkkkkkkkk as pessoas que estão nos mesmos grupos de Whatsapp que eu sabem minha aflição durante a madruga hahaha, quero aproveitar e agradecer em especial a maravilhosa Lali do Blog Corujando que em um dia em especial ficou acordada comigo até as 04:00 da manhã me distraindo pra eu conseguir dormir kkkkkkkkkk.

Sério mesmo gente, eu sou medrosa e não sou mas, algumas partes do livro em especial me deixaram meio "cabreira" de levantar pra apagar a luz. Minha primeira experiência com livro de terror pode ser descrita com nada menos que MARAVILHOSA, sinceramente achei que um livro de terror pode ser ainda pior que um filme do gênero. É aquela velha história, o que os olhos não veem a mente sempre imagina pior kkkkkkkk.

Eu ameeeei, amei o livro. Super indico pra vocês inclusive pra quem nunca leu nada do gênero porque é show e eu adorei ter escolhido este para meu primeiro livro de terror.
Espero que tenham gostado.
Super beijos!!
;*

51 livros.



46 comentários:

  1. Anaaaa, que resenha maravilhosa e fico super feliz por você resolvido ler um livro de terror, começou super bem. Falou de terror? É com o King mesmo, os livros dele são sensacionais. Sou suspeita pra falar dele, afinal sou apaixonada por terror e muito fã do autor. Ainda não li O Iluminado, mas quero muuuito, porque tenho certeza que é um livro maravilhoso. E o gostoso de você ler terror, é você ficar com medo, apreensivo, tenso hahaha.
    Beijos, amei a resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay, que bom que gostou.
      Amei a escrita dele, realmente nos envolve na história.
      ;**

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana, tudo bom?
    Não deveria ler a sua resenha, mas li. Bom que não peguei grandes novidades pois li esse livro até a metade, só vou continuar a leitura quando comprar o meu exemplar.
    Mas adorei a sua resenha.

    Beijux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!!
      Por que não devia ter lido? kkk Acredite em mim,não tem nenhum spoiler ai kkk
      Boa leitura, tenho certeza que vai amar! ;)

      Excluir
  4. Ana, adorei sua resenha. Como fã do King, tenho que dizer que essa é uma das melhores resenhas que já vi sobre o iluminado, que mesmo sendo já um clássico muita gente e não conhece. Indico que leia dr sono e alguns de seus livros de conto, acho que você vai amar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!!
      Muito obrigada flor. *--*
      Já tenho o doutor sono mas, decidi dar um tempinho antes de ler.
      ;*

      Excluir
  5. Oi Ana!
    Jura que foi tanto medo assim? Hahaha
    Eu também gostei de O Iluminado é um livro que pretendo reler antes da continuação Doutor Sono.
    SK arrasa ;)
    Boa sorte com as próximas leituras de terror!
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha oi Mari.
      Não sei se medo é a palavra certa mas fiquei meio receosa kkkk vai que...
      kkkkkkkk na verdade a questão é que quando eu paro de ler a história ainda fica remoendo na minha cabeça então devido ao horário e ao fato de estar acordada sozinha sempre acabava imaginando mais do que devia. hehe.
      ;**

      Excluir
  6. Olá
    Nossa, parece que é um livro bem forte rsrs, eu queria muito saber como é ler um livro de terror, eu tenho Missery mas não conseguir ler, li umas 3 paginas rsrs, mas espero ler logo,
    Bjks
    Passa Lá No meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo.
      Também tenho Misery e ainda não li.
      Vou tentar ler depois que ler dr. Sono.
      *-*

      Excluir
  7. Eu hein, não conseguiria ler esse livro anoite não..haha sou muito medrosa. Acho que até de dia eu teria.
    Este livro eu ouvi fala pouco, mas tenho muita curiosidade de ler algo do autor.
    Que bom que gostou da sua primeira experiencia com livro de terror, ate hoje eu não li nenhum.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Leticia, leia.
      Me arrependi muito de não ter começado antes.
      ;*

      Excluir
  8. Jesus amado flor, sou super medrosa, não leio livros de terror e nem assisto a filmes, porque se fizer isso fico pior que você vendo espíritos e coisas onde não tem, sou dessas e meu marido ri até de mim por isso, nem no banheiro a noite eu vou, mesmo tendo lido ou assistido o filme de dia.

    Sua resenha ficou ótimo, você transmitiu nela o que sentiu com a leitura e o que achou da leitura, e mesmo tendo recomendado muito a leitura, vou deixar passar, o medo não me deixa ler livros assim.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha e olha, eu recomendo a leitura mesmo você sendo medrosa. rs é maravilhosa!
      :*

      Excluir
  9. Wow, fiquei mega curiosa com esse livro agora. Já assisti ao filme, mais de uma vez por sinal – na época da fita VHS –, mas nunca li a história e nem qualquer outra do autor. Concordo com você que, uma vez na vida, é preciso ler o King. Tenho em mãos O Apanhador de Sonhos e, se gostar da narrativa, vou me aventurar em O Iluminado. Gostei de saber que o livro te provocou medo… Essa é a função do terror! (rs)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogposto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha sim Fran.
      Leia mesmo, tenho certeza que vai adorar.
      ;*

      Excluir
  10. Você colocou a foto das irmãs tenebrosas hahahahahahah

    Que medo eu tenho dessas duas bichinhas.
    Fico feliz que você superou o medo e, agora, está no mundo do king, agora basta ter dinheiro suficiente pra conseguir acompanhar os lançamentos (Porque nunca vi gostar de escrever como aquele hehe). Foi um prazer ficar contigo até as quatro, batemos altos papos na madruga boladona..
    Qualquer coisa, é só gritar (Só me avisa qnd estiver lendo um de terror pra me preparar hehe)
    Blog Corujando ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha pode deixar que vou te chamar kkkkk, você vai ser a primeira a saber quando eu estiver lendo terror.
      ;*

      Excluir
  11. Eu nunca cheguei a ver o filme, mas muitos dizem que é um dos melhores do genero mas também dizem que o livro supera e muitoooo o filme que muitas coisas sao diferentes, mas sou medrosa com filmes de terror.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é flor, eu também nunca assisti o filme mas, dizem que nem o King gostou da adaptação.
      Mas, vamos ver.
      ;*

      Excluir
  12. Oieeee!
    Adoro livros assim. Lembro de ter visto o filme/série (Lembro que passou um pedaço por dia durante cinco dias na tv aberta) quando era muito nova, mas não me lembro de muitos detalhes. Adoraria rever e ler o livro. Stephen é o rei, não é! Olha, eu não sou medrosa e sempre tenho medo de apagar a luz e ver essas coisas também, então, te entendo! Adorei sua resenha!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha que bom que gostou.
      Eu adorei e pretendo ler vários outros livros dele.
      ;*

      Excluir
  13. Oiiii
    Eu ainda nao li nada do autor, mas quero ler pelo menoa assim como.vc disse.
    Eu adorei sua resenha, nado sabia do que o livro se tratava e fiquei um pouco com medo kkkkkkk sou meio medrosa. Mas sou curiosa, e quem sabe eu leia né.
    Ameiiii
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo flor, ele é ótimo e com certeza vale a leitura.
      ;**

      Excluir
  14. Oii!
    Eu não li nada do autor ainda, infelizmente, mas sempre nutri muita curiosidade pelos livros dele. Não sei por qual começar, mas O Iluminado me parece o livro perfeito para conhecer a escrita do autor.
    Parabéns pela resenha!!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh com certeza te indico começar pelo "Iluminado" varias pessoas me indicaram ele por ser um clássico.
      Tenho certeza que vai adorar.
      ;*

      Excluir
  15. Se eu lesse esse livro duas da madruga, iria ter muitos pesadelos, sério. gostei muito do enredo, sua resenha ficou bem impressionante, mas só rola a leitura durante o dia...
    E quanta desgraça na vida do Jack Torrance, né?!?!?! o.O
    Quando parece que a história vai ficar clichê, vem um redemoinho de mudanças que chocam, ao menos foi o que percebi por sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah é tipo isso mesmo. Na verdade coitado do menino.
      Tadinho!!
      ;**

      Excluir
  16. Nunca li um livro desses de dar muito medo mesmo, então já quero ler O iluminado! Acho que vou curti bastante, eu também sou medrosa um pouco, mas azar. rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler o livro. Só vi o filme, com ótima atuação de Jack Nicholson. E como fã do gênero terror não posso deixar de ler o livro. Sua resenha só me deixou mais curiosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostou.
      Leia o livro mesmo, é excelente.
      ;*

      Excluir
  18. Olá!
    Você acredita que ainda não li nenhum livro do King?! Sou louca para ler as obras dele, já assisti alguns filmes baseados em seus livros, mas nunca consegui assistir "O iluminado" inteiro, sempre tinha que fazer alguma coisa na hora :'(
    Sua resenha me deixou louca para ler esse livro e para assistir esse filme, claro haha!
    Adorei!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Ana, tudo bem?
    Que vergonha. Nunca li nada do King.
    O Iluminado tem uma premissa bem interessante, e sei bem como você se sente em ficar com medo de apagar a luz e tal.
    Sempre que leio algo do gênero parece que começo ouvir uns barulhos estranhos pela casa também kkkk.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  20. Oi Anna, amei sua resenha. Sou louca para ler algo do King e já vi e filme O Iluminado varias vezes e concordo com você sobre o livro ser pior que o filme, pois nossa imaginação cria algo muito alem do que aparece no filme. Apesar que no filme, as vezes o foco fica mais no personagem Jack que no garoto, acredito que livro isso não seja assim, não sei. Adoro terror, suspense thrillers, exatamente por essa sensação de pânico que a gente fica... é bom demais rs. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada desse autor, mas morro de vontade, porque ele é super bem falado e eu tenho certeza que os livros dele irão me agradar, mas ainda não sei quando terei oportunidade de ler um :/ Esse tem uma premissa bem bacana e acredito que deve ser realmente incrível acompanhar todo o desenrolar da história, por isso a dica está mais do que anotada.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Assim como você eu também nunca li nenhum livro do Stephen King e fico até envergonhada porque terror é um gênero que gosto muito!
    Gostei muito da premissa desse livro e eu ainda não vi o filme então com certeza vou querer lê-lo em breve!

    Beijo :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  23. Socorro! Eu nunca li livros desse cara, mas é por falta de coragem mesmo. Eu não sou muito fça de nada de terror e só as imagens me deram arrepios! Meu Deus!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Fala sério, Stephen King é um rei!
    Eu sou apaixonada pela escrita dele, é muito assustadora e eu não consigo largar o livro até conclui a leitura. Essa obra eu ainda não li, por motivos de dinheiro e to com receio de ler, e depois não consegui dormir kkkkk Sua resenha ficou muito boa!

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Ana!
    Acredita que nunca li nada do Stephen King :/
    Pois é, preciso tomar vergonha na minha cara e ler rs
    Esse é o livro que estou pensando em ler dele para começar, imagino pela sua resenha que, nossa, vou tomar vários sustos rs
    Nunca vi o filme e sou uma medrosa para filmes de terror rsrs
    Vamos ver...
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  26. Oi Ana,
    Te compreendo me senti assim quando acabei de ler Misery.
    A Escrita do King é mesmo sem precedentes.
    Quero muito ler O Iluminado, principalmente por que ele é diferente do filme
    e por ter lido que o Stephen não curtiu a adaptação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi, Ana! Eu ainda não li nenhum livro de terror, mas não é por medo. É por desinteresse. Eu ainda não encontrei o livro, me entende? Mas eu quero muito ler um livro de terror. Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá, Antes de mais nada você é meio louca de ler Stephen King de madrugada (falo isso pra qualquer livro dele kkk). Já li alguns deles, mas este ainda não, gosto dessa coisa de misturar o sobrenatural com fatos cotidianos, um dia vou ler.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  29. Se eu já não lia nada do Stephen, depois dessa, tenho certeza que não o farei, kkkkk
    Tá doida? Não aguento. :P
    Minha imaginação é de outro mundo.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  30. Eu preciso ler O Iluminado! Também tive uma primeira experiência com livros de terror maravilhosa ao ler Horror em Amityville. Sério, o livro é muito bom. Você vai amar, super recomendo!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir